CO-EVOLUÇÃO: HUMANIZAÇÃO&CANIFICAÇÃO

Published on 23 August 2025 at 14:05

Um dia ouvi um conceito que marcou para sempre a minha visão sobre o que é ter um cão.

O conceito é que somos duas espécies em co-evolução.

O que é que isto significa?

Que algures lá atrás a espécie canina se desenvolveu a partir da espécie lobo porque apareceu um homem na sua vida.

 

 

 

 

E a espécie humana desenvolveu-se a partir daquilo que seria o hominídeo ancestral e tornou-se o humano de hoje graças à existência dum cão na sua vida.

Esta importância fundamental que cada espécie teve na vida e no desenvolvimento da outra é profundamente maravilhosa de contemplar. 

O cão abdicou da sua astúcia e agressividade como lobo para se tornar um parceiro do humano.

O humano aprendeu a cultivar a compaixão por outras espécies, domesticando o lobo e ao mesmo tempo sendo modelado por ele.

Por isso eu acredito que não se é completamente humano enquanto não se vive a experiência de ter um cão parceiro.

Eu sinto estarem áquem da plena existência todas as pessoas que não sabem o que é partilhar da amizade incondicional de um cão. 1+1

Sei que é uma afirmação que pode ter grande impacto em termos de promoção de adoções (!), mas cada pessoa deve criticamente analisar-se quanto ao seu grau de compromisso sobre aquilo que envolve ser cuidador de um cão.

Porque o cão vai dar-nos tudo o que tem e tudo o que é e os seres humanos nem sempre estão preparados para abdicar de alguma coisa ou sequer para se aceitarem como são e aceitar os outros.

Numa era em que muitos humanos já não pensam sequer em ter filhos, por toda a dedicação e abdicação que isso envolve, procuram às vezes um substituto e não reconhecem que essa vida de quatro patas terá por vezes um nível exigência muito elevado, tal como a maternidade ou paternidade de certas crianças.

Talvez nem todos tenhamos vindo a este mundo com o desígnio de ser pais. Do mesmo modo, talvez nem todos devamos ter um cão nesta vida, mas só posso imaginar onde a humidade poderá chegar se todas as pessoas continuarem a evoluir ao lado desta espécie tão adaptável e, por outro lado, onde chegará a espécie canina neste percurso e onde chegará toda a existência 🕉️

Add comment

Comments

There are no comments yet.